segunda-feira, 19 de outubro de 2009

REGISTRO REFLEXIVO DA SEMANA DO CURSO

A capacitação para os formadores do GESTAR do Estado da Bahia aconteceu no IAT(Instituto Anísio Teixeira) e no Centro de Educação Oscar Cordeiro na semana de 02 a 06/03/2009. O curso teve a abertura pela manhã do dia 02/03 na Escola Parque localizada no bairro da Caixa D’água em Salvador-Ba e contou com a presença da Coordenadora do Ensino Básico do MEC; da coordenadora da UnB (Universidade de Brasília); do Diretor da DIRFE(Diretoria de formação e experimentação educacional) e do Coordenador do GESTAR Bahia, além dos professores de Língua portuguesa e matemática da UnB e demais formadores da rede estadual(formadores antigos) e da rede municipal(formadores novos).

A ministração do curso teve início na tarde do dia 02/03 no IAT onde tivemos como capacitadora de Língua Portuguesa a profª Isabel Ferreira.

Logo no primeiro dia percebeu-se nessa turma que o curso programado pelo MEC/UnB não correspondia as expectativas dos formadores, pois o plano de trabalho elaborado pela UnB para os novos formadores da rede municipal era similar aos dos antigos formadores da rede estadual.

Creio que o MEC/UnB não sabia ou não considerou a caminhada de 05 anos do GESTAR Piloto e, já em expansão aqui no estado da Bahia. Entendo que precisamos da capacitação oferecida pela UnB e estamos gratificados de tornarmos alunos dessa renomada instituição, pois temos a necessidade de aprofundarmos mais no estudo e pesquisa desse fenômeno que é a nossa língua materna. O que observou-se foi que o plano de trabalho oferecido pela Universidade naquele momento, não contemplava os anseios e expectativas dos formadores. Mesmo porque a estrutura e até a carga horária do GESTAR da Bahia não era a mesma do MEC/UnB.

No decurso da semana em meio a situação meio indefinida e aos questionamentos e mudanças da nova estrutura oferecida pelo MEC e Universidade fomos nos ajustando aos poucos as atividades oferecidas pela profª formadora Isabel Ferreira que tentou adequar o seu plano as nossas reais necessidades.

Ressalta-se, a propósito, a excelente performance dessa professora que diante da situação meio conturbada apresentada na semana do curso, soube conduzir com excelência os trabalhos. A professora demonstrou competência e soube redimensionar as ações quando necessário. Além disso ela soube também, conquistar a turma com seu jeito calmo e humilde apresentando sensibilidade diante das queixas e questionamentos da turma.

Contudo, salienta-se a importância dessa semana de capacitação que nos proporcionou trabalhar de forma analítica o caderno complementar do Programa GESTAR II que é o AAA(Caderno de apoio a aprendizagem do aluno); nos oportunizou discutir e debater alguns temas e conteúdos como “gênero” e “tipos” , além da excelente oportunidade da troca de experiência entre os formadores locais e do interior do estado.

Sônia Cristina Santos Scavello Guimarães

Prof. Formadora do GESTAR/Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário