segunda-feira, 2 de novembro de 2009

RELATÓRIO/OFICINA

RELATÓRIO OFICINA/INTRODUTÓRIA

No dia 30 de julho de 2009 ministrei a oficina na turma do professor Valdir Santos. Esse formador solicitou seu desligamento do Programa na semana da oficina. Foi meio complicado, pois até então, contávamos com ele para assumir essa turma. Essa oficina foi realizada na escola Pólo do ICEIA no centro de Salvador, na quinta-feira pela manhã.

A Oficina Introdutória nessa turma teve um pequeno atraso (9:00) , pois sendo a primeira oficina os professores cursistas tiveram dificuldade em achar a escola e a sala. Dei incío à oficina , dando as boas vindas aos cursistas, entregando-lhes um poema e em seguida lendo e comentando sobre o mesmo. Seguindo o plano de trabalho pedi que os cursistas se apresentassem e colocassem as suas expectativas sobre o Programa. Fui registrando no quadro as expectativas dos professores e em seguida comecei a explicitar a estrutura do Gestar. Essa apresentação do Programa foi bastante interativa e os cursistas tiravam suas dúvidas com questionamentos diversos.

Em outro momento distribui o termo de compromisso dos cursistas onde eles leram e assinaram o mesmo, cientes de suas obrigações a cumprir durante o curso.

Logo após a leitura do termo de compromisso deu-se início ao estudo dirigido onde os cursistas foram motivados a lerem e discutirem o guia geral em grupo. Essa atividade foi bastante interessante pois os professores puderam vislumbrar as suas expectativas em relação ao Programa Gestar. Nessa atividade foi utilizado o recurso tecnológico a TV Pendrive.

Os professores cursistas demonstraram bastante interesse pelo estudo e pela sequência da oficina. A turma apresentou-se com um bom nível de aprendizado com perfil de pequisadores, vale ressaltar que a maioria tem curso de especilaização e demonstraram grande interesse na atualização dos saberes profissionais.

Compareceu a essa oficina um número de 14 professores cursistas num universo de 26. Foi entregue aos mesmos o kit completo do Gestar – Guia Geral, TPs e AAAs.

Contudo pode-se avaliar essa primeiro encontro como motivador e produtivo. Os cursistas saíram entusiasmados e instigados a estudarem os conteúdos da próxima oficina.

Saliento que esse trabalho teve a colaboração do professor Wallace Matos que com maestria conduziu algumas atividades dessa oficina.

SÔNIA CRISTINA SANTOS SCAVELLO GUIMARÃES/ 20-08-2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário